Pesquisa

Realizamos uma pesquisa inicial em um Colégio de São Paulo (Capital) sobre como a utilização de  tecnologias AR em  sala  de  aula poderia auxiliar no ensino, envolvendo professores de diversas disciplinas como Biologia, Português, Física, Geografia.

Diretora pedagoga:

●  Olhar público;

●  projeto é interessante;

●  cada aluno criar o seu é melhor;

●  expositivo pior do q aluno fazendo;

●  implementação dos 2 juntos: aluno criando e expositivo.

Professor Geografia:

●  Muito interessante, pessoal com linguagem visual;

●  Geografia ajuda bastante, geografia natural;

●  Gosta do protagonismo do aluno -> aluno trabalha;

●  Fase de preparação do estudo -> professor tem o instrumento;

●  Passar para o aluno a mão na obra;

●  Ferramenta útil -> NÃO seria um problema.

Professor Física:

●  Todo instrumento de visão complementar é incrível;

●  Não vê novidade;

●  Já existe de maneira acessível ao professor;

●  Criar algum tipo de desafio -> avaliação do aluno;

●  É legal;

●  Pode colaborar para outros aspectos fora da sala de aula (atividade, desafio, prova);

●  Instrumento somente para o professor não é interessante (Será que vai dar resultado para o aluno?).

Professor Português:

●  Utilizável em substantivo concreto e abstrato;

●  Trabalharia com imagem e texto;

●  Aluno poder montar/fazer algo;

●  Trabalhar a questão maker;

●  Mais soluções -> maneira mais livre;

●  Problemas -> Professores menos tecnológicos teriam problemas com essa ferramenta.

Professor Biologia:

●  Gosta da ideia, usaria para mostrar objetos pequenos;

●  Meio caminho andado para o professor;

●  Aluno precisa estar com vontade de aprender;

●  Mudar a educação interativa;

●  Expositivo e Interativo são dois caminhos diferentes;

●  Não seria um problema, mas tem que ser bem feito.