
Realizamos uma pesquisa inicial em um Colégio de São Paulo (Capital) sobre como a utilização de tecnologias AR em sala de aula poderia auxiliar no ensino, envolvendo professores de diversas disciplinas como Biologia, Português, Física, Geografia.
Diretora pedagoga:
● Olhar público;
● projeto é interessante;
● cada aluno criar o seu é melhor;
● expositivo pior do q aluno fazendo;
● implementação dos 2 juntos: aluno criando e expositivo.
Professor Geografia:
● Muito interessante, pessoal com linguagem visual;
● Geografia ajuda bastante, geografia natural;
● Gosta do protagonismo do aluno -> aluno trabalha;
● Fase de preparação do estudo -> professor tem o instrumento;
● Passar para o aluno a mão na obra;
● Ferramenta útil -> NÃO seria um problema.
Professor Física:
● Todo instrumento de visão complementar é incrível;
● Não vê novidade;
● Já existe de maneira acessível ao professor;
● Criar algum tipo de desafio -> avaliação do aluno;
● É legal;
● Pode colaborar para outros aspectos fora da sala de aula (atividade, desafio, prova);
● Instrumento somente para o professor não é interessante (Será que vai dar resultado para o aluno?).
Professor Português:
● Utilizável em substantivo concreto e abstrato;
● Trabalharia com imagem e texto;
● Aluno poder montar/fazer algo;
● Trabalhar a questão maker;
● Mais soluções -> maneira mais livre;
● Problemas -> Professores menos tecnológicos teriam problemas com essa ferramenta.
Professor Biologia:
● Gosta da ideia, usaria para mostrar objetos pequenos;
● Meio caminho andado para o professor;
● Aluno precisa estar com vontade de aprender;
● Mudar a educação interativa;
● Expositivo e Interativo são dois caminhos diferentes;
● Não seria um problema, mas tem que ser bem feito.